Setembro de 2005

4º MOSTRA E 2ª FEIRA DE TOUROS DA FAZENDA BACURI

 

Realizou-se em Barretos, dia 10 de setembro de 2005, a 4ª Mostra da Fazenda Bacuri. Gabriel Luiz Seraphico Peixoto da Silva e Maria do Carmo Peixoto da Silva receberam selecionadores, criadores, técnicos em pecuária e outros profissionais, somando 42 pessoas, para palestras e observações de campo sobre melhoramento genético e outras tecnologias capazes de melhorar a produtividade e a rentabilidade da pecuária de corte.

 

Para esse evento a Fazenda Bacuri convidou, como conferencista, o Dr. Sergio Ulhoa Dani, diretor presidente da Excegen Genética S/A . O Dr. Dani é médico, com doutorado em medicina pela Medizinische Hochschule Hannover, Alemanha, pós-doutorado em Biologia Molecular na Universidade de Osaka, Japão, e em Genética do Câncer, no Instituto Ludwig de São Paulo. Também é Livre Docente em Genética pela Universidade de São Paulo.

 

A apresentação do Dr. Dani foi uma excelente oportunidade para um primeiro contato com a tecnologia do DNA e as possibilidades que se abrem para o melhoramento animal com o seu uso. Dirigindo-se sobretudo aos selecionadores de Nelore que valorizam suas características econômicas, falou sobre a importância da seleção assistida por marcadores moleculares para a formação de linhagens, especialmente linhagens parentais complementares, que considera a maneira mais eficiente de aumentar a produtividade e a regularidade nos acasalamentos, tornando possível a obtenção de rendimentos típicos dos cruzamentos industriais, porém dentro de uma mesma raça.

 

O Dr. Dani fez breve exposição sobre o significado do Gabarito Pi, especialmente construído pela Excegen para apoiar o trabalho de melhoramento desenvolvido na Fazenda Bacuri. Com base nesse gabarito, que procura caracterizar genotipicamente o Nelore sexualmente precoce, mostrou aos presentes a posição destacada do rebanho da Bacuri, relativamente a uma amostra de animais representativa do rebanho Nelore nacional, neste importante aspecto. A Bacuri acredita que com o uso dessa nova ferramenta conseguirá acelerar a formação de uma linhagem precoce, mais produtiva e lucrativa.

 

Como vem fazendo em todas as mostras, o Dr. Gabriel apresentou informações detalhadas sobre o desempenho do rebanho da Fazenda Bacuri, em termos de eficiência reprodutiva e desenvolvimento dos animais, nos últimos cinco anos, destacando os resultados obtidos com as fêmeas precoces. Também mostrou o progresso genético que vem sendo conseguido, valendo-se para isso das DEPs e MGT calculados pelo PMGRN – Nelore Brasil, coordenado pelo Prof. Dr. Raysildo Barbosa Lobo.

 

Nos currais os visitantes puderam observar: a) um lote de primíparas super precoces com seus bezerros já desmamados, a caminho da 2ª cria; b) os touros Essangá da Bacuri e Guarabucu da Bacuri, filhos de primíparas super precoces, e o touro Endi da Bacuri, filho de primípara precoce, em uso na fazenda, com suas progênies, c) o touro Ecoeté da Bacuri, de grande interesse para a formação de linhagem, pela homozigose de seu genótipo na região promotora do gen do hormônio do crescimento, classificado pela Excegen como um touro 4+, também com suas progênies; d) o touro Feérico da Bacuri, com excepcionais características de carcaça, especialmente musculosidade; e) a vaca de fundação do rebanho, BAC 595, mãe do touro Feérico e de uma vaca super precoce, considerada a vaca modelo da Bacuri, com 9 bons bezerros desmamados, IEP de 372 dias e relação de desmama de 51%.

 

A essa altura, muitos lembraram: “Carne. Você gosta. Você pode. Você precisa.” Foi lembrar e em seguida degustar o melhor “Nelore Natural”, gentilmente oferecido pelo MINERVA “Qualidade em Carnes”.

 

No período da tarde, o Dr. Marcos Jun Iti Yokoo, da Aval Serviços Tecnológicos, fez breve apresentação sobre o uso da ultrasonografia no melhoramento animal, técnica que a Bacuri vem utilizando há três anos e que já permitiu identificar touros capazes de melhorar a musculosidade e o acabamento de carcaça.

 

Completando a parte técnica do evento, o Dr. Luiz Augusto Amaral, da Tortuga, após rápidas considerações, trocou idéias com os interessados sobre a utilização da cana de açúcar, complementada com mistura mineral proteica, como suplemento alimentar ou único alimento, para bovinos durante a seca. A Bacuri começou a oferecer este suplemento para vacas, novilhas, novilhotas e touros neste ano.

 

Após um café, com a Feira de Touros iniciou-se a venda da safra 2003. Todos os animais fortemente melhoradores. Além do Catálogo de Avaliação Genética (DEPs e MGTs do PMGRN Nelore Brasil), foi oferecido aos criadores o Catálogo de Genotipagem (Pontuações SAMPlus3 da Excegen). Os preços foram fixados em proporção aos méritos genéticos e às pontuações dos animais. As condições de pagamento propostas foram: 14 parcelas (2+2+10) ou à vista. A Fazenda continua dispondo de touros para venda após a feira.

 

Para a realização de sua 4ª Mostra, a Fazenda Bacuri contou com o patrocínio, que muito agradece, das seguintes organizações: MINERVA, TORTUGA, COCHOS PRATICO DE GARÇA e CURRAIS E COCHOS ITABIRA.

 

A Fazenda Bacuri sentiu-se honrada pela presença de todos os participantes de sua 4ª Mostra e Feira de Touros.